Comunicação
Ao ingressar na graduação de Pedagogia suscitou-nos o interesse em lecionar a disciplina de artes de uma forma mais dinâmica e relacionada à realidade do aluno. Sabendo que esta disciplina oportuniza maior interação com o alunado, observamos que ao estimular em sala a educação artística, as demais disciplinas tendem a desenvolver formas de interação. A realidade de nossas escolas hoje é bastante preocupante, as crianças e adolescentes precisam de motivação para permanecer no ambiente escolar.
Inicialmente, abordamos a função social da escola, a relação professor-aluno, aluno-professor, família-escola e escola família. Desse modo, vemos a existência de muita teoria e a ausência da prática.
Em seguida, enfocamos aspectos do dia-dia na escola. O cotidiano dos educadores, funcionários, alunado, a rotina das disciplinas e como os alunos lidam com isso, para retratar a docência. A forma como agem os professores em relação às disciplinas, aos alunos e suas realidades. Para apreendermos como deveriam agir para mudar o nosso quadro de evasão, violência na escola etc. Para isto, propomosalgumas soluções para os problemas mais frequentes na escola ou procedimentos para atrairmos o aluno a permanecer na escola.
Muitos são os paradoxos que existem acerca do alunado, entretanto nos resta inovar um meio a resolver, que será a proposta do título deste capítulo. Investigar a problemática, nos deixar invadir pela inquietação que eles nos trazem e tornar este momento em arte, praticando a teoria mais adequada à realidade do aluno.
2FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA
É preocupante saber que nos dias de hoje, vendo que tudo gira em torno do emprego e do estudo, nossas crianças e adolescentes não fazem ideia da importância da escola em suas vidas. Principalmente quando as funções da escola, que são muitas, sãocontempladas pela política educacional.
A escola sempre ocupou um papel muito importante na sociedade. No princípio era privilégio de uma pequena minoria e