Tecnologias WEB
O HTML (Linguagem de Marcação de Hipertexto) tem como principal característica a formatação da programação em ‘tags’, ou seja, etiquetas que ajudam na organização de informações, facilitando assim o agrupamento de tags semelhantes para encontrar outras que estão a ela relacionadas. Dentre algumas novas funções do HTML 5 pode-se citar as tags canvas, as tags de vídeo, sistema de geolocalização e base de dados.
O CSS (Folha de Estilo em Cascata) é utilizado para definir a aparência de um site e é composto por camadas. É ele quem define como estarão distribuídos os elementos contidos na página da internet e a sua maior vantagem é conseguir separar o estilo visual do conteúdo de um site. O CSS 3 é a mais nova versão deste estilo, capaz de construir animações impressionantes, podendo ser utilizado até em apresentações em três dimensões. Além disso, algumas das principais novidades contidas nessa terceira versão, encontram-se propriedades para bordas, fundos, cores, texto, interface e seletores.
Webkit é um motor de renderização utilizado por alguns browsers, como Google Chrome e o Safari. O Webkit foi desenvolvido pela Apple, a partir de uma biblioteca denominada KHTML, e como seu código é livre, hoje está difundido em várias organizações.
O Gecko é o motor de renderização utilizado pelo navegador Mozilla Firefox e outros que nele são baseados. Ele é responsável pela análise do HTML, de como o texto e a aparência serão distribuídas no site solicitado pelo usuário. O Gecko é o segundo motor de renderização mais popular da internet, sendo ultrapassado apenas pelo Trident, do Internet Explorer. Ele foi desenhado para suportar alguns padrões da Internet, como o HTML, CSS, JavaScript e XML.
Entende-se por jQuery como sendo uma biblioteca JavaScript, criada em 2006 por John Resig. É uma excelente ferramenta para a integração de JavaScript com a página HTML. Sua grande vantagem é ter seu código livre, podendo assim, os desenvolvedores poderem estudar,