Tecnologias web
Introdução
Um dos problemas encontrados no sistema de arquitetura de computadores é fazer com que os alunos compreendam corretamente o funcionamento de um processador, proporcionando também uma visão comparativa sobre algumas possibilidades arquiteturais. Infelizmente, os simuladores atualmente disponíveis para o ensino no Brasil, apresentam uma interface de usuário pouco elaborada e com poucos recursos operacionais, e mesmo considerando o uso de arquiteturas mais simples, é usual por partes dos alunos uma certa dificuldade de trabalhar com eles.
1
[pic]
ARQUITETURA DO NEANDER-X
A máquina Neander como definida por Weber é uma arquitetura rudimentar baseada em acumulador, de caráter didático. Uma análise superficial do conjunto de instruções,entretanto, torna claro que muitas operações usuais
( como chamadas de rotinas, indexação, ponteiros, etc.) são difíceis ou mesmo impossíveis de serem com ele implementadas.
Algumas características do processador original da maquina Neander incluem:
• 8 bits para representar uma instrução; • 8 bits para representar um endereço; • 1 registrador de código de condição 2 bits:negativo(N) e zero (Z); • Podem existir 16 instruções; • Memória de 256 instruções.
O Neander só possui um modo de endereçamento: o modo direto(absoluto), no qual a palavra que segue o código da instrução contém, nas instruções de manipulação de dados, o endereço de memória do operando. Nas instruções de desvio,esse endereço corresponde à posição de memória onde está a próxima instrução a ser digitada. A arquitetura Neander-x inclui algum detalhes como:
• A carga de dados imediatos no