Tecnologias de gest o AVA
Introdução
Frente a tantos questões, cabe ao administrador usar de todos os seus artifícios para promover uma melhor gestão e aumentar sua produtividade com alto índice de qualidade, focando em planejamento estratégico.
É isso que visa a ferramenta de gestão Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma (SS).
O BSC é uma ferramenta de gestão que mede o balanço operacional através de indicadores financeiros e não-financeiros. É algo mais inovador do que o que era utilizado antigamente, já que o processo se baseava antes somente em indicadores contábeis e financeiros.
Já o SS é um processo que trata do controle da qualidade, utilizando fórmulas estatísticas, e indo além, melhorando em si as lideranças estabelecidas e seu desempenho, procurando obter 3,4 defeitos por 1 milhão de oportunidades e focando sua estratégia em dois ciclos, DMAIC e DMADV.
Veremos mais adiante esses dois processos, além de exemplos de empresas que obtiveram sucesso através destas ferramentas e estratégias de gestão.
O processo Seis Sigma (SS)
O processo SS é aplicado tanto nos sistemas de produção quanto nos processos de negócios, e utiliza técnicas baseadas em fatos.
Seis Sigma se apresenta como um sistema de dados, onde a estatísticas auxilia na tomada das decisões, visando aumentar a qualidade dos processos até atingirem o nível SS, isto é, 3,4 erros por um milhão de oportunidades, ou seja, por um milhão de vezes em que uma tarefa é realizada.
Assim, utiliza dois ciclos: DMAIC e DMADV.
Analisemos os dois.
DMAIC
Signifca Definir, Medir, Analisar, Implementar melhorias, controlar. É aplicado para processos já existentes e que necessitam de melhorias.
DMADV
Significa Definir, Medir, Analisar, Desenvolver, Verificar. É aplicado para o desenvolvimento de novos processos ou produtos com níveis de qualidade nos padrões Seis Sigma.
O processo SS tem como característica a definição do problema para assim ser capaz de aplicar suas estatísticas prevendo o aumento da qualidade.