TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
“Temos a oportunidade de fazer da educação à distância o instrumento fundamental de uma educação sem distância, democrática e adaptada a cada indivíduo – uma educação em rede que seja assegurada em toda a parte e para todos. Graças à utilização dos sistemas de rede, de que fala Manuel Castells (1999), podemos esperar uma melhor redistribuição de conhecimentos, envolvendo centros mais prósperos e regiões menos favorecidas ligando, com muita clareza, a prioridade da educação e formação à política ativa de igualdade de oportunidades e de combate ao insucesso e à exclusão.”
Atividade:
Para que essa possibilidade se torne realidade, o que precisa acontecer? Faça uma relação de 2 ações, estratégias ou políticas que precisam ser assumidas pela sociedade brasileira (governo, universidades, escolas, empresas..., indivíduos).
- Primeiramente, precisamos amadurecer a ideia do ensino à distância. Com o aprimoramento da inclusão e também da alfabetização digital. Pois em nossa sociedade, muitas pessoas ainda têm dificuldade, não só de acesso aos meios digitais mais bem como de interagir com esse tipo de ambiente tecnológico por assim dizer.
Entretanto, com o advento das novas tecnologias, cada vez mais as crianças dessa nossa geração atual vêm interagindo de maneira natural e cotidiana com esse tipo de tecnologia. Seja ela em casa ou até mesmo nas escolas já mesmo no ensino fundamental. Por outro lado, os indivíduos das gerações anteriores, apresentam certa resistência em ceder aos novos formatos dos processos de educação. Assim que nós amadurecermos nesse conceito que ainda é novo, com certeza a população e o estado como um todo poderá crescer mais e de forma mais rápida, pois as tecnologias da informação e da comunicação surgiram da necessidade dinâmica do homem, em expandir seus horizontes dia após dia.
Ou seja, precisamos rever nossos conceitos culturais e sociais à respeito dessa questão.
- Em Segundo aspecto,