Tecnologias da Informação em Prol da Matemática
RATIFICAÇÃO DO USO DA TECNOLOGIA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO DE OLIVENÇA NA ESCOLA ESTADUAL CENTRO EDUCACIONAL DOMÊNICO MARZI NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Adriana Azevedo de Lima1
André Saraiva de Souza2
Carlos Alberto Tourinho Simão3
Cláudio Milton Ramos do Carmo Ribeiro4
Hirilde Balieiro Góes5
Neylanne Pimenta6
Jane Lindoso Brito7
Resumo
Vivemos hoje, um momento histórico marcado pela presença das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), num mundo das relações humanas, configurando um contexto social, dinâmico e complexo que afeta sobremaneira o professor habituado com os costumes do cotidiano escolar, é evidente que há inserção dos computadores já é uma realidade em muitas escolas, porém, a utilização desses recursos nas aulas de matemática ainda não se materializou em sua plenitude, principalmente nas escolas públicas.
A introdução das TIC’s na escola tem proporcionado novos papéis para o professor. Aprender a lidar com a máquina não é mais suficiente, é preciso estar atento às novidades, explorar formas de usufruir do potencial das tecnologias em busca da exclusão digital que vivenciamos no atual cenário educacional brasileiro. Neste sentido, esse trabalho visa apresentar uma discussão teórica que aponta para a importância do professor de matemática ter contato com tais tecnologias durante a sua formação docente, vivenciando momentos de reflexão e estudo coletivo sobre como os poderiam utilizar no ensino e aprendizagem dos conteúdos próprios de sua disciplina.
Acreditamos que a tecnologia por si só não garante a qualidade no ensino e aprendizagem, porém pode ser um recurso valioso mediante reflexão crítica sobre seus limites e possibilidades e em contextos de trabalho colaborativo.
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s); Ensino da Matemática; Analfabetismo Digital; Formação Docente
Introdução
O trabalho aqui apresentado teve