Tecnologias aplicadas á educação
Desafio de aprendizagem da Disciplina de Tecnologias Aplicadas á Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera - UNIDERP.
Itapecerica da Serra/SP
2011
Introdução
Parte da educação iniciasse no ambiente familiar e no contato direto das mídias como a televisão, auxiliando o desenvolvimento por meio da visão de mundo das crianças através de histórias, explorando o lado sensorial, emocional e racional. Despertando a sua relação espacial, ouvindo os sons, vendo e reconhecendo pessoas, objetos, figuras em constantes movimentos.
Cabe refletirmos sobre o assunto, pois a necessidade do mercado é de informações atualizadas constantemente, mudanças frenéticas de aparelhos e formas de consumismos “talvez” desnecessárias. Será realmente necessária tanta tecnologia nas escolas, ou qualidades melhores no ensino?
A importância da tecnologia na sala de aula
Alguns alunos têm o primeiro contato com este mundo tecnológico, através da escola e cabe ao professor ser um mediador desse novo universo onde muitas vezes será necessário orientar os alunos que nem tudo o que vemos é contribuinte para o nosso conhecimento, o manuseio, estimulando sempre os debates e os questionamentos dos alunos, lançando desafios, atividades em grupos para alcançar os objetivos das atividades a serem desenvolvidas em sala de aula. Esse é um dos motivos, pelo qual devemos ter educadores e gestores capacitados e preparados para o uso das tecnologias nas escolas.
A tecnologia em si, bem aplicada torna a aula, mais dinâmica e interessante na relação de interação dos alunos dentro e fora das unidades escolares, por meio de blogs, fórum de pesquisas e debates – (com a supervisão de professores monitores para que os ideais objetivos sejam alcançados), enfim, metodologias modernas coincidentes com a realidade do mercado de trabalho atual, exigindo de maneira mais sútil, trocas de culturas, ideias, informações e trabalho em equipe. É uma