Filosofia
Centro de Educação a Distância
Pólo de Rio Claro
Fundamentos Históricos Teóricos metodológicos do Serviço Social I
Desafios de aprendizagem 2º semestre.
Professora Presencial Taís Cristina Andreolli
Professora EAD. Ma. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
Ma. Laura Márcia Rosa dos Santos
Integrantes do Grupo:
RA: 3356566659 Analicia Joly Talarico
RA: 3385575060 Joilma Claucia Caetano
RA: 3354563722 Bernardina de Sales Valério Kiyomoto
RA: 3356566135 Madge Aparecida da Silva Ferreira
A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL E SUAS PERSPECTIVAS ATÉ A DÉCADA DE 1970
A década de 20, em todo o continente latino-americano, destaca-se pela ascensão de novas classes sociais (burguesia e proletariado), pelas relações de produção sustentada pela exploração da força de trabalho (através do regime de assalariamento), pela dinamização da industrialização e pela crescente entrada de capitais norte-americana.
Os trabalhadores começam a se organizar aumentando assim o seu poder de força e de pressão, desvelando as conseqüências do sistema capitalista e apresentando um novo projeto de organização da sociedade.
A correlação de forças entre as duas principais classes sociais exigia a construção de alternativas para lidar com essa nova realidade social e manter a hegemonia da burguesia, visto que a relação entre esta (representada pelo Estado) e a classe trabalhadora vinha ocorrendo com o uso de repressões e concessões.
O estado passava a assumir funções de ordem político-econômicas e sociais, o que impunha a construção de uma nova estrutura. Na busca de alternativas para lidar com o movimento popular e dos trabalhadores o Estado passa a intervir na forma e na manutenção da classe trabalhadora e, coerente com a postura adotada na utilização de repressão e concessão a burguesia concordava com a aprovação de uma legislação trabalhista, cujo conteúdo e a própria aprovação fora resultado das lutas dos trabalhadores, travadas desde os