Tecnologias aplicadas à Segurança Pública
Curso: Tecnologia em Segurança Pública, Segurança no Trânsito e Serviços Penais
Professor: Horácio Dutra Mello
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Faça a leitura do artigo Aplicações da Tecnologia de Redes à Segurança Pública, de George Felipe de Lima Dantas, disponível em: http://www.malagrino.com.br/vivaciencia/03_01_004.asp .
De acordo com as informações contidas no artigo supracitado juntamente com os conhecimentos adquiridos até agora, responda as quatro questões abaixo:
Questão 1 (2,5 pontos)
O autor do texto apresenta algumas dificuldades relacionadas à implantação de um sistema integrado de Justiça Criminal. Dentre os itens apresentados chamamos a atenção às "diferenças básicas existentes, entre as organizações envolvidas, no tocante às técnicas utilizadas no arquivamento de dados e produção de relatórios". Este problema pode ser resolvido no Brasil? Como? Algum sistema já atingiu este nível? Justifique sua resposta.
R. - Sim, com toda essa modernização, pressupõe novas formas de relacionamento entre a máquina administrativa governamental e seus arquivos, como condição imprescindível para que sirvam como instrumento de apoio à organização do Estado e da sociedade. Sendo necessária a implementação e modernização de um conjunto organizado de políticas, procedimentos, pessoas, equipamentos e programas computacionais que produzem, processam, armazenam e provêm acesso à informação proveniente de fontes internas e externas para apoiar o desempenho das atividades dos órgãos de Segurança púbica. Hoje no Brasil temos, por exemplo, a REDE INFOSEG que se consolida como o maior sistema de informação de Segurança Publica Justiça e fiscalização do país, buscando em seu