TECNOLOGIA APLICADA A SEGURANÇA PUBLICA
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Faça a leitura do artigo Aplicações da Tecnologia de Redes à Segurança Pública, de George Felipe de Lima Dantas, disponível em .
De acordo com as informações contidas no artigo supracitado juntamente com os conhecimentos adquiridos até agora, responda as quatro questões abaixo:
Questão 1: O autor do texto apresenta algumas dificuldades relacionadas à implantação de um sistema integrado de Justiça Criminal. Dentre os itens apresentados chamamos a atenção às “diferenças básicas existentes, entre as organizações envolvidas, no tocante às técnicas utilizadas no arquivamento de dados e produção de relatórios”. Este problema pode ser resolvido no Brasil? Como? Algum sistema já atingiu este nível? Justifique sua resposta. (2,5 pts)
Sim. Primeiramente há a necessidade da compreensão da importância desse sistema para adequação tecnológica da segurança pública, a participação ativa de todos os órgãos envolvidos e o estudo de estratégias organizacionais na sua implantação, tendo como objetivo a compreensão de sua complexidade e amplitude estrutural.
Uma integração da justiça criminal inclui grandes mudanças e investimentos para que ela possa ser efetivamente realizada de forma bem sucedida. Entre tais demandas deverão estar incluídos os recursos humanos e financeiros necessários. Não menos importante é assegurar o comprometimento continuado de todas as organizações envolvidas, já que a integração eventualmente terá de fazer em face de vários fatores adversos para se estabelecer e consolidar os padrões de um sistema integrado.
Um bom exemplo da eficácia desse sistema é o Sistema Automatizado de Identificação Papiloscópica ["Automated Fingerprint Identification System" (AFIS)]. O AFIS, após alimentado com a imagem de uma impressão papiloscópica de um indivíduo desconhecido, executa buscas automatizadas procurando impressões semelhantes em