Tecnologia
CURSO DE PEDAGOGIA
EDIANE CRUZ DE SOUSA
TEXTO: TECNOLOGIA EDUCATIVA E CURRÍCULO: CAMINHOS QUE SE CRUZAM OU SE BIFURCAM?
Imperatriz
2013
EDIANE CRUZ DE SOUSA
TEXTO: TECNOLOGIA EDUCATIVA E CURRÍCULO: CAMINHOS QUE SE CRUZAM OU SE BIFURCAM?
Trabalho apresentado à Faculdade de Educação Santa Terezinha, na disciplina Tecnologia Educacional, no 6º período noturno do curso de Pedagogia.
Orientador: Profª Zélia
Imperatriz
2013
TECNOLOGIA EDUCATIVA E CURRÍCULO: CAMINHOS QUE SE CRUZAM OU SE BIFURCAM?
Há muitos anos se vem tentando estabilizar, uma compreensão de Tecnologia Educativa (TE), não como o simples uso de meios sofisticados de tecnologia desnecessária, mas como um sistema de receber, conduzir e analisar o processo de ensino aprendizagem. A TE, se usada como instrumento de aprendizagem com objetivos específicos e bem definido podem ser um portal para ir além da sala de aula.
As tecnologias são vistas, por muitos estudiosos da área da educação, como uma das suas maiores aliadas na construção do conhecimento. No entanto a realidade propicia um desencontro entre as TE´s e o currículo escolar. As propostas no currículo teoricamente seriam capazes, mas a prática é muito distante.
Sendo guiado por uma finalidade, um projeto curricular pressupõe sempre uma determinada concepção acerca do que é a EDUCAÇÃO (um ideal educativo) porque é com base numa meta que se concretiza um qualquer projeto: e precisamente aqui, na concretização de uma mesma finalidade educativa que a TE se cruza com o Currículo, integrando, constituindo-se como que seu braço “ operacional” para as questões da comunicação educativa (2007 )
O objetivo de uma educação ideal é o ponto onde o currículo e a TE se cruzam e atuam juntas como ponto de apoio uma da outra. Busca-se com essa parceria um meio de facilitar o aprendizado, usando métodos mais eficientes possíveis na construção apropriação do conhecimento.
De fato, o mundo globalizado em