O racismo tem raizes
O filme “Olhos Azuis” foi uma brilhante idéia da Socióloga Pedagoga Jane Elliot .Que nos da a visão de saber o que é realmente o racismo, contra negros, preconceito, descriminação de sexo, homofóbica , religiosa, étnico racial, etc. Ela coloca brancos de olhos azuis, a viver na pele o preconceito a humilhação é a descriminação que nunca sofreram. Voluntários de comum acordo preenchem uma ficha a qual pergunta a cor dos olhos, quando azuis são separados em uma sala pequena sem nem um conforto onde todos ficam aglomerados sem lanche sem água, respirando o mesmo ar, cada um dos voluntários recebe um babador de cor verde amarrado no pescoço, identificando-os como grupo inferior e menos inteligente: enquanto isso os olhos marrons e pele negra vão para uma sala mais confortável é são incentivadas a humilhar, insultar, subestimar a inteligência dos olhos azuis.
Enquanto os brancos de olhos azuis sofrem na sala pequena e desconfortável, me veio em mente cenas do filme Navio Negreiro, que transportava africanos para o Brasil e outros países, povos que foram arrancados da sua Pátria, sem o desejo de sair de lá, amarrados acorrentados chicoteados, trazidos para terras estranhas, para servir de escravos aos brancos, presos nos porões dos navios passando fome é sede, contaminados com epidemia muitos morriam nos porões e eram jogados para os tubarões ainda vivos em alto mar.
Votando paro o filme, Jane Elliot, invoca a personalidade de uma professora má. Incentivando os olhos marrons a humilhar, insultar, diminuir e desprezar os olhos azuis que são chamados de “ olhinhos azuis” com desprezo e ironia, pala professora e os colegas. Foram humilhados de tal forma que perderam a estima, choraram e pediram para parar, isso foram apenas algumas horas, é a raça dominante do poder sintiu na pele, literalmente falando, o que é ser descriminado, até então acostumados somente a descriminar e nunca ser descriminado: imagine agora a raça negra que não tem