TECNOLOGIA
Pró-Reitoria Acadêmica
Diretoria de Ensino
TRABALHO 2° BIMESTRE
Tecnologia da construção civil
Turma: CIV2-M-A
Aluno(a): Adelaine Soares Correa
Luiz Guilherme Magrini
Marcos Pereira
Otacílio Martins
Vivian Noronha
Maringá / PR
Abril / 2015
INTRODUÇÃO
As estruturas dos edifícios, sejam eles de um ou vários pavimentos, são constituídas por diversos elementos cuja finalidade é suportar e distribuir as cargas, permanentes e acidentais, atuantes na construção.
Para que elas possam exercer sua função de maneira correta e perfeita é seguida as ordens de pilares, vigas e lajes respectivamente. Portanto nas descrições seguintes estará relatando as execuções de cada um.
PILARES
Os pilares são elementos estruturais lineares, sua principal função é a de receber esforços diagonais ou verticais advindos da viga e de elementos que estão acima da mesma, transferindo-os para os elementos de fundação, resistindo a esforços de compressão e flambagem.
Locação: Os gastalhos são locados obedecendo à seção transversal do pilar, previsto no projeto estrutural. O gastalho será locado no arranque do pilar e a sua função é evitar a deformação das fôrmas.
Fôrma: A função da caixaria é dar forma ao concreto na geometria desejada, no caso de um pilar, as dimensões da caixaria devem possuir um aspecto linear e obedecer as dimensões exigidas pelo projeto estrutural. O material a ser utilizado na fôrma pode ser de madeira ou metálico.
Concretagem: Será depositado concreto fresco e, em sequência, é feito o seu adensamento. As fôrmas permanecerão até o a cura do concreto necessário para a sua retirada.
A obra em que foi realizada a visita se localiza na Avenida Mauá com Pedro Taques, e na Avenida São Paulo no dia 05/06/2015
VIGAS
As vigas são também elementos estruturais lineares que distribuem o peso das lajes e conferem resistência e estabilidade à construção. A execução é