Tecnologia
Jorge Luiz palestrante: votorantins metais
Topografia
Topografia é a ciência que estuda uma determinada superfície, com todos os seus acidentes geográficos naturais ou não, definindo a situação e a localização de qualquer área e determinando analiticamente as medidas da mesma, com expressão exata de seu relevo, tudo isso representado graficamente em cartas ou plantas topográficas. A Topografia é instrumento fundamental para a implantação e acompanhamento de obras. É a base inicial para engenheiros ou arquitetos realizarem qualquer projeto ou obra por representar em planta e em qualquer escala, todas as variações apresentadas em uma superfície, a identificação de todos os limites de propriedade, a expressão exata de seu relevo com todos os detalhes que estão em seu interior (vegetação, vales, córregos, cercas, cursos d’água, edificações, etc).
Recuperacao de áreas degradadas
Rodrigo ordoni/ Rg
Área degradada
O Decreto Federal 97.632/89 define o conceito de degradação ambiental como sendo “processos resultantes de danos ao meio ambiente, pelos quais se perdem ou se reduzem algumas de suas propriedades, tais como a qualidade produtiva dos recursos naturais.”
Área degradada é aquela que sofreu, em algum grau, perturbações em sua integridade, sejam elas de natureza física, química ou biológica. Recuperação, por sua vez, é a reversão de uma condição degradada para uma condição não degradada independentemente de seu estado original e de sua destinação futura .
Para que possa ser revertido a degradação de áreas, ultiliza-se varias técnicas entre elas:
RESTAURAÇÃO
Reprodução das condições exatas do local, tais como eram antes de serem alteradas pela intervenção.
RECUPERAÇÃO
Local alterado é trabalhado de modo que as condições ambientais acabem se situando próximas às condições anteriores à intervenção; ou seja, trata-se de devolver ao local o equilíbrio e a estabilidade dos processos atuantes.
REABILITAÇÃO
Local alterado destinado