Resumo trabalho na sociedade
Esse período é marcado pela republica velha no país com principal característica a política café-com-leite, tendo os estados de São Paulo e Minas Gerais dominando a oligarquia cafeeira e pecuária no cenário político nacional, pois eram os estados com maior numero de deputados no congresso e maiores produtores de café e gado no país, tendo como coronéis como poderosos que eram fazendeiros e comerciantes mais ricos.
O modelo econômico era o agroexportador que tinha como objetivo abastecer o mercado europeu com produtos agrícolas de origem tropicais sendo os principais produtos brasileiros de exportação o café, a borracha, o açúcar e algodão.
Esses fatores favoreceram a produção interna de bens industrializados, crescendo os centros urbanos em torno das indústrias, gerando assim classes operarias no país acompanhada de marginalização. A população pobre passou a ocupar as periferias das cidades faltando-lhes todas politicas estruturais e sociais (Moradia, educação, saneamento, saúde etc.), com isso o aparecimento dos movimentos sociais.
Tendo a crise da bolsa de valores de nova York em 1929, trouxe mudanças na estrutura econômica no Brasil com a falências bancarias e industriais na Europa, paralisou a exportação e fim entrada de capitais nos caos para a produção de café no Brasil.
Com crise do comercio internacional de 1929 e o movimento de 1930 foi um marco na trajetória da sociedade brasileira, levando a uma reorganização das esferas estatal e econômica.
A republica de 1930 pôs fim a primeira republica com a posse do governo por Getúlio Vargas, caracterizado por ser forte e centralizador e por investir grandemente no desenvolvimento da indústria de que o capitalismo necessita para expandir-se modernizou a economia nacional, acelerou o processo de industrialização, fazendo com que a burguesia começasse a participar mais da politica do país.
A implantação do serviço social no Brasil ocorreu nessa conjuntiva de acirramento