Tecnologia
Quando se fala em energia eólica se refere à energia produzida a partir da força dos ventos, ela por sua vez é abundante, renovável, limpa e disponível em muitos lugares. Essa energia é gerada por meio de aero geradores, nas quais a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. A quantidade de energia transferida é função da densidade do ar, da área coberta pela rotação das hélices e da velocidade do vento. Um aero gerador consiste num gerador elétrico movido por uma hélice, que por sua vez é movida pela força do vento. A hélice pode ser vista como um motor a vento, cuja quantidade de eletricidade que pode ser gerada pelo vento depende de quatro fatores:
• da quantidade de vento que passa pela hélice
• do diâmetro da hélice
• da dimensão do gerador
• do rendimento de todo o sistema ventos e meio ambiente
A energia eólica é considerada a energia mais limpa do planeta, disponível em diversos lugares e em diferentes intensidades, uma boa alternativa às energias não renováveis.
ENERGIA EÓLICA NO BRASIL.
Em 2000, ocorreu uma grande seca no Brasil, diminuindo assim o seu nível de água nas barragens hidrelétricas do país, causando uma grande escassez de energia. Essa crise devastou a economia do país e levou ao racionamento de energia elétrica, havendo a necessidade do país em diversificar suas fontes de energia. As autoridades então começaram a investir nas energias renováveis, assim como as energias de biomassa e eólica como alternativas primárias. Segundo dados preliminares do Balanço Energético Nacional realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em 2011 a participação de renováveis na Matriz Elétrica Brasileira ampliou-se para 88,8% devido às condições hidrológicas favoráveis e ao aumento da geração eólica.
A primeira turbina de energia eólica instalada no Brasil foi em Fernando de Noronha em 1992. O Brasil realizou o seu primeiro leilão de energia eólica em 2009, em um movimento