Tecnologia
As TIC são, atualmente, um dos fatores mais relevantes de uma sociedade que está em constante desafio no sistema educativo a que tem de ser capaz de responder rapidamente, antecipar e mesmo promover esse sistema educativo e a capacidade humana de pensamento. (PONTE, 1988).
O fato de o computador ter chegado à escola não significa que a Educação tenha mudado muito. O uso de novas tecnologias ainda assusta muitos professores, em alguns casos por completo desconhecimento e em outros, por não saberem como usá-las de forma adequada, “a opção pelo ensino (...) exige alterações significativas em toda a lógica que orienta o ensino e a ação docente em qualquer nível de escolaridade (...) o ponto fundamental da nova lógica de ensinar (...) é a redefinição do papel do professor” (KENSKI, 2003). Para que uma nova tecnologia seja utilizada na escola é preciso que o professor esteja seguro e preparado para isso. Isso não quer dizer que a Educação deva estar voltada exclusivamente para o uso dessas tecnologias e que a melhoria da Educação dependa delas. No caso específico da Matemática, não é a simples utilização de algum recurso tecnológico que a tornará mais fácil ou que os alunos aprenderão mais.
Um exemplo disso, é a calculadora, que é um recurso tecnológico acessível e muito utilizado. A utilização da calculadora de forma reflexiva e bem planejada pode contribuir para o aprendizado de diversos conteúdos matemáticos, desenvolvendo a