Tecnologia
O ciberespaço é definido como um mundo virtual porque está presente em potência, é um espaço desterritorializante. Esse mundo não é palpável, mas existe de outra forma, outra realidade. O ciberespaço existe em um local indefinido, desconhecido, cheio de devires e possibilidades. Não podemos, sequer, afirmar que o ciberespaço está presente nos computadores, tampouco nas redes, afinal, onde fica o ciberespaço? Para onde vai todo esse “mundo” quando desligamos os nossos computadores? É esse caráter fluido do ciberespaço que o torna virtual.
Do ciberespaço ficcional, isto é, da origem da palavra até o aparecimento de seu referente, no começo da década de 90, suas definições são mais inteligíveis que seu conceito filosófico de máquina abstrata (que também antecede seu referente), entretanto, segundo Koepsell (2004) é quase vago. Segundo o autor, esse termo denota uma rede de computadores vasta e crescente denominada Internet.
Entretanto, comprovamos aqui a tese de Deleuze e Guattari (1997) em que cabe à ciência buscar o referente, uma figura aos conceitos criados pela Filosofia ou mesmo compostos pela Arte. A dimensão semântica busca a relação da definição com a realidade já atualizada em um referente que possa lhe dar a condição de verdade ao seu conteúdo, isto é, atribuir-lhe seu significado material.
O ciberespaço é o mais novo local de "disponibilização" de informações possibilitado pelas novas tecnologias. Uma nova mídia que absorve todas as outras e