Tecnologia
Monitor CRT:
Vantagens: Longa vida útil; Baixo custo de fabricação; Banda dinâmica de cores e contrastes; Grande versatilidade (uma vez que pode funcionar em diversas resoluções, sem que ocorram grandes distorções na imagem).
Desvantagens: Suas dimensões (um monitor CRT de 20 polegadas pode ter até 50 cm de profundidade e pesar mais de 20 kg); O consumo elevado de energia; Seu efeito de cintilação; A possibilidade de emitir radiação que está fora do espectro luminoso (raios x), danosa à saúde no caso de longos períodos de exposição; Distorção geométrica.
Monitor LCD:
Vantagens: São muito mais finos e bem mais leves que monitores CRT, ocupando menos espaço físico; A tela é plana; A área de exibição é maior do que monitores CRT a carcaça cobre as bordas do tubo de imagem; Consumo menor de energia; A emissão de radiação é bem menor ou quase zero; Alguns modelos mais recentes têm correções de distorções, deixando as imagens em estado harmônico e mais real, mesmo em movimento.
Desvantagens: Limitações no uso de resoluções variadas; O ângulo de visão é mais limitado, porém, isso só ocorre em modelos antigos ou de qualidade inferior, mas os modelos atuais trabalham com ângulos maiores; Monitores TFT-LCD têm pixels que não funcionam ou não alteram de cor (os chamados “dead pixels”), embora isso esteja cada vez menos frequente; Os preços dos monitores são superiores aos monitores CRT; mas cada vez mais acessíveis.
Monitor LED:
Vantagens: Maior uniformidade da luz traseira, evitando deformações na imagem; Profundidade ainda mais reduzida, proporcionando uma tela superfina e um aparelho muito mais leve; Brilho e contraste melhores que as telas de Plasma e LCD.
Desvantagens: Baixa resolução em vídeos analógicos (TV a cabo); Custo mais alto.
Monitor Oled:
Vantagens: Tem um melhor controle individual de pixels, mais fluido; Tem dois controles TFT (thin film transistor) um para iniciar o processo e um para parar, eliminando a