Tecnologia
O sistema proposto pela marca pode ser descrito como uma mistura entre a tecnologia BitTorrent, para troca de arquivos diretamente entre dispositivos, com a arquitetura Block Chain usada, principalmente, nos sistemas de verificação de Bitcoins. Tudo isso, unido a um protocolo mais seguro de troca de informações, é a proposta da IBM para uma Internet das Coisas mais segura e conectada. As informações são do GigaOm.
O funcionamento é um tanto quanto complexo. Basicamente, o Block Chain é um sistema de rastreamento das trocas de dados entre diversos elementos, sejam eles usuários, sistemas conectados, dispositivos e tudo mais. A proposta é que todos os envolvidos nesse processo tenham acesso às permissões e informações de acordo com um controle central, que pode ser feito de forma automática ou pelo próprio usuário, como é a ideia por trás do Adept.
Assim, um termostato, por exemplo, armazenaria em si mesmo todas as informações sobre os usuários que podem utilizá-lo, sem a necessidade de comunicação com a nuvem. O mesmo vale para os smartphones e tablets do dono da casa, que também poderia autorizar manualmente novos indivíduos para utilizarem o sistema. A alteração seria baixada automaticamente em todos os aparelhos envolvidos no sistema e não exigiria uma conexão constante com a nuvem para funcionamento.
É aqui que entra também a tecnologia do BitTorrent já que, mesmo com a conexão a um servidor central, os aparelhos também poderiam trocar informações uns com os outros. Tudo isso aconteceria em uma arquitetura segura e protegida, pelo menos na teoria, e de forma a garantir que a rede só pudesse