Tecnologia
Entidade: conjunto de objetos da realidade modelada, sobre os quais deseja-se manter informações no banco de dados, pode ser entidade como uma coisa ou algo da realidade modelada onde deseja-se manter informações do do banco de dados.
Relacionamento: conjunto de associações entre entidades.
Atributo: dado que é associado a cada ocorrência de uma entidade ou de um relacionamento.
Generalização/especialização: Através deste conceito é possível atribuir propriedades particulares a um subconjunto das ocorrências (especializadas) de uma entidade genérica.
2.2: Explique a diferença entre uma entidade e uma ocorrência de entidade. Exemplifique.
R: A diferença entre uma entidade e uma ocorrência de entidade é que uma ocorrência de entidade precisa da entidade no relacionamento, enquanto uma entidade é individual com cada objeto a ocorrência de entidade é mais simples, mais obvio.
2.3: O que é o papel de uma entidade em um relacionamento. Quando é necessário especificar o papel das entidades de um relacionamento?
R: É um conjunto de associações entre entidades (ele interliga as entidades), além de especificar os objetos sobre os quais se deseja manter informações, o DER deve permitir a especificação das propriedades dos objetos que serão armazenadas no BD. Em um DER, um relacionamento é representado através de um losango, ligado por linhas aos retângulos representativos das entidades que participam do relacionamento.
2.4: Considere o relacionamento CASAMENTO que aparece no DER da Figura 2.7. Segundo este DER o banco de dados poderia conter um casamento em que uma pessoa está casada consigo mesma? O DER permite que a mesma pessoa apareça em dois casamentos diferentes, uma vez como marido e outra vez com esposa? Caso uma destas situações possa ocorrer, como deveria ser modificado o DER para