Tecnologia
1 - O conceito da respectiva tecnologia
Vendor Managed Inventory(VMI) significa Inventário Gerenciado pelo Fornecedor. Significa que o fornecedor é responsavel por manter os níveis de inventário do cliente com valores pré-estabelecidos. O fornecedor tem acesso aos dados de inventário do cliente (normalmente via EDI) e é responsável por gerar ordens de compra para seu próprio material. Esse não se trata de um material em consignação já que no VMI a propriedade do material em inventário é do cliente. No processo de implantação do VMI envolve fortes mudanças as empresas participantes. A confiança e senso de parceria passam a ser a vase do relacionamento, mesmo com contratos detalhados.
2 - Benefícios dessa tecnologia
Benefícios e situações evitada do primeiro estágio
Garantia de suprimentos, informações precisas no momento exato, sobre em que momento e qual a quantidade a abastecer, embarques urgentes reduzidos, incremento da eficiência da operação, aumenta a satisfação e estreita relação com clientes, fidelização de clientes; evita o risco de ruptura de estoque, problemas de entrega por silos cheios ou não prontos, caminhões têm que retornar cheios ou aguardar o silo estar pronto, perda de tempo com gerenciamento manual dos estoques, desgaste em função de frequentes negociações comerciais, comodidade do produto, por falta de algum serviço agregado como diferencial.
Benefícios e situações evitada do segundo estágio
Colocação automática de pedidos nos ERP’s, incremento da eficiência da operação, visibilidade e acompanhamento do ciclo de pedido, ciclo de pedido com menos etapas, indicadores de desempenho comuns; evita a eliminação de erros de entrada de dados/digitação, perda de tempo com gerenciamento manual dos pedidos, contato frequente cliente/fornecedor sobre status do(s) pedido(s), grande variabilidade do lead-time em função das etapas do ciclo, utilização de métricas de desempenho distintas entre clientes e fornecedores.
3