Tecnologia
Os conceitos de EIS e de DSS (Decision Support Systems), embora aparente possam ser próximos, permitindo ao decisor a tomada de decisão de um problema específico, possuem sutis diferenças. Estas estão na tabela abaixo, proposta por [1]:
Abordagem
EIS
Foco
Utilização
Consultas e análise de exceções.
Estratégico
DSS
Nível
Display-only com aprofundamento opcional (drill-down)
Nível Tático
Simulações, cálculos, consultas
Análises What-if.
Tabela: Diferenças entre EIS x DSS [1]
Identificamos a partir da tabela que o EIS é um sistema voltado mais para consultas sobre os dados das organizações. Atuando no nível estratégico, auxilia os executivos em suas decisões, porém sem fornecer alternativas. Apenas fornece uma “imagem” de como está a empresa.
Importante salientar que estas informações geradas devem ser extramente confiáveis pois o risco atribuído a elas é altíssimo.
16
O DSS atua em um nível inferior, atuando com todos os setores da organização. É através dela que os decisores poderão se orientar sobre como a melhor forma de tomar a decisão. O sistema gera condições para o problema em questão. Embora o risco da decisão também seja alto, ele é inferior ao EIS.
Abaixo segue uma pirâmide que descreve os principais níveis de atendimento de informação:
EIS
SAD e SIG
Sistema de Nível Operacional e de automação
Figura 9 - Níveis de Atendimento
Com o crescimento vertical do EIS na empresa, este acabou adotando funções dos DSS
(SAD e SIG). A partir dessa nova realidade, os EIS passaram a estender seu escopo aos níveis inferiores (gerenciais), chegando ao ponto dos altos executivos e gerentes acessarem as mesmas telas, além de executar simulações, projeções e consultas multivisão às bases de dados[1]. Com isso, houve o surgimento do MIS (Management Information System), sistema que assumirá as tarefas do EIS e DSS dentro da organização. Como exemplo dessa plataforma, encontram-se os sistemas ERP