Tecnologia
Ementa
INTRODUÇÃO A BANCO DE DADOS
AULA 01
Estrutura modelos lógicos de banco de dados relacionais, com todas as propriedades do Modelo Entidade
Relacionamento.
Usar a linguagem estruturada de banco de dados para implementação de modelos físicos de dados e obtenção de informações.
Conceito, estrutura e utilização de um sistema de gerenciamento de banco de dados para servidores.
Banco de Dados
Governo de
Pernambuco
Professor: Marcondes Silva marcondesinformatica@globo.com Competências
Banco de Dados
2
Competências
Criar modelos lógicos mapeá-los para modelos de entidade-relacionamento; Projetar banco de dados com redução de redundância e anomalias; Implementar o modelo físico, a partir do modelo entidaderelacionamento e do dicionário de dados, utilizando-se de uma linguagem definição de dados;
Criar consultas através de uma linguagem de acesso a banco de dados;
Criar os códigos de comandos que permitirá efetuar as operações de atualização (inserção, exclusão e alteração) a base de dados.
Identificar as características de um Sistema de
Gerenciamento de Banco de Dados Servidor;
3
Banco de Dados
Conteúdos / Bases Tecnológicas
Administrar fundamentalmente os recursos de um
S.G.B.D. voltado para conexão com aplicações desenvolvidas; Gerar informações concretas baseadas em conjunto de dados através de recursos do S.G.B.D.
Banco de Dados
4
Conteúdos / Bases Tecnológicas
Conceitos de banco de dados; visão geral sobre sistema gerenciador de banco de dados; modelo de banco de dados; visão geral sobre banco de dados relacional; vantagens e desvantagens no uso de SGBDs; estruturas físicas e lógicas de banco de dados relacional; normalização; modelo entidade-relacionamento; aplicações práticas da SQL, seus padrões e extensões; recuperação de dados através de queries; predicados relacionais (between, like, in, is null); vinculação de