TECNOLOGIA
PROBLEMATIZANADO AS SITUAÇÕES ESCOLAR BRASILEIRA
A estrutura e funcionamento do sistema de ensino no Brasil são:
Estruturado por três sistemas de ensino: Federal, Estadual e Municipal. O Brasil é um país em desenvolvimento que diz tratar a educação com prioridade, mais que deixa um furo no sistema existente no país. O mundo está em constante crescimento, mudando a cada segundo, sendo assim o aprendizado, a sabedoria do ser humano deve se tornar essencial no meio onde ele vive.
O país ainda não dispõe de um sistema único de ensino eficiente, qualificado a educação é dividida em vários sistemas: federal, estadual e municipal. Eles se envolvem de forma (colaborativa) ou pelo menos é o que deveria acontecer.
A LDB cria um sistema de ensino que na pratica não funcionou, pois cada um é responsável por sua parte e somente colabora com a outra...
Resumindo: no Brasil, não há sistema nacional de educação: falta articulação entre os sistemas de ensino das diversas esferas administrativas, ou seja, cada sistema com a sua integração para a organização nacional da educação. Cada sistema de ensino, teoricamente, forma um conjunto articulado de competências e atribuições.
As incumbências de cada sistema de ensino no Brasil são organizado, pelos sistemas de ensino Federal, Estadual e Municipal e cada um tem a responsabilidade por uma parte da educação, sendo ensino infantil e fundamental responsabilidade do município, ensino fundamental e médio responsabilidade do estado, e ensino superior a responsabilidade da União/ Federal, fora as outras incumbências que serão mencionadas abaixo:
União (Federal) fica com a responsabilidade de arcar com educação: ensino superior, órgãos federais de educação, Colégio Don Pedro II e Colégios de aplicação ligados às universidades.
Estado: ensino médio e fundamental que é o ciclo II, fundamental e médio privados e os órgãos estaduais de educação.
Distrito Federal: instituições de ensino mantidas pelo poder