Tecnologia e administração
Origens da Cibernética
Suas origens estão ligadas a muitos fatos. Alguns deles são:
* Movimento de Norbert Wiener em 1943 para esclarecer "áreas brancas no mapa da ciência”.
* O desenvolvimento dos equipamentos de artilharia na Segunda Guerra Mundial
* Criação da Teoria Geral dos Sistemas
(TGS - Von Bertalanffy - 1947,6) e da Teoria da Comunicação (Shannon e Weaver – 1949)
No início a Cibernética criava apenas maquinas com comportamento semelhante ao do homem ou animal (comportamento auto-regulável) e com o tempo foi preciso que seus conhecimentos se estendessem por diversas áreas, chegando à teoria administrativa.
Conceito de Cibernética
Conceito de entrada (input)
É tudo o que o sistema recebe para operar. Pode ser informação, energia ou materiais.
1. Informação: Permite planejar e programar o funcionamento do sistema. Quanto maior informação, menor a incerteza a respeito de algo.
2. Energia: Movimenta e dinamiza o sistema, fazendo-o funcionar.
3. Materiais: São meios para produzir as saídas (produtos ou serviços). São operacionais quando são usados para transformar outros recursos (máquinas, equipamentos, instalações...) e são produtivos (ou matérias-primas) quando são transformados em saídas (produtos ou serviços).
Conceito de saída (output)
Saída (output)
Resultado final da operação de um sistema (informações, lucros, pessoas aposentadas ou que se desligam, poluição e detritos etc.).
Conceito de caixa negra (black box)
Refere-se a um sistema em que seu interior não pode ser descoberto, só pode ser conhecido "por fora", através de manipulações ou observações externas Utiliza-se esse conceito em dois casos: quando o sistema é impenetrável ou inacessível (o cérebro humano ou o corpo humano etc.) ou complexo (computador eletrônico ou a economia nacional).
Na Cibernética, existem entradas (insumos) que conduzem perturbações ao interior da caixa, e de onde surgem saídas (resultados), isto