Tecnologia UWB
Tecnológica de Minas Gerais
Tecnologia UWB
Engenharia Elétrica
1-
2- Ultra-Wide Band
O UWB, "Banda Ultra larga", é uma tecnologia de transmissão de dados sem fio. Devido às capacidades desta tecnologia que se adapta as exigências do mercado, como alta taxa de transferência, pouca interferência em outros sinais de rádio e possibilidade de conectar múltiplos dispositivos, o UWB é visto como o futuro da rede sem fio.
O UWB foi inicialmente desenvolvido, nos anos 60, para aplicações militares, e somente anos depois que se começou a estudar o uso do mesmo em aplicações cotidianas.
Para ser considerado um sinal UWB é preciso ter um espectro de frequência que ocupa mais de 25% da frequência central, ou pelo menos uma banda com largura de 1500 MHz. Porém normalmente os aparelhos UWB possuem uma largura da banda muito maior que 1500 MHz, e estão localizados no espectro onde as frequências já estão destinadas para outros usos. 1- Funcionamento
A tecnologia de transmissão UWB envia vários pulsos curtos espalhados num espectro da ordem de GHz, desde uma frequência bastante baixa até freqüências muito altas. A informação de um bit é geralmente espalhada em vários ciclos. Desta forma a energia é espalhada por todo espectro, fazendo a densidade espectral de energia ser muito baixa. Geralmente a freqüência central se localiza entre 650 MHz e 5 GHz. O alcance do sinal pode chegar a alguns quilômetros, mas com baixa potência.
No receptor, é feita a conversão do sinal de banda larga diretamente na saída desejada. Dentro do receptor há um filtro que converte o trem de pulsos eletromagnéticos em um sinal de banda básica, somando todas as partes obtidas. Por utilizar potência muito baixa, sistemas de comunicação UWB podem coexistir com outras tecnologias na mesma faixa de freqüências de transmissão, tais como as existentes Wi-Fi, GSM e Bluetooth. Assim, os sinais
UWB transmitidos não interferem em outros