Tecnologia raid em uma organização
A LocaBooks é uma empresa privada na região central da cidade de São Paulo e atua no ramo de locação de livros dispondo de um estoque de 20.000 títulos. Para atender essa demanda de locação, nós da empresa TIL contratada pelo diretor e fundador Sr. João Carlos sugerimos implantar um sistema de armazenamento de dados como uma forma segura de backup a fim de evitar futuros prejuízos na perda de informações e também agilizar no desempenho de consultas e gravações dessas informações já que a locadora de livros atende um bom número de clientes por dia.
Na implantação desse sistema de armazenamento de dados, usamos uma combinação de técnicas de arranjos de discos conhecida como arranjos redundantes de discos independentes (Redundant Arrays of Independent Disks - RAID), possibilitando a utilização de vários discos organizados para proporcionar alto desempenho e confiabilidade.
Com o intuito de equilibrar custo, desempenho e confiabilidade, optamos em usar a combinação de técnicas de arranjos de discos RAID 0 com dois discos rígidos de 1000 gigabyte de capacidade cada, somando com a técnica RAID 1 com dois discos rígidos de 1000 gigabyte de capacidade para espelhamento.
Apesar da RAID de nível 0 não ser tolerante a falhas ela dispõe de algumas vantagens com relação a outras técnicas: sua implementação é simples, a taxa de transferência é consideravelmente alta por motivo de utilizar vários discos simultaneamente e não incorre em sobrecarga de armazenamento para fornecer tolerância à falha. Quanto a técnica RAID de nível 1 emprega espelhamento de discos para fornecer redundância, ou seja, cada disco do arranjo é duplicado. O RAID de nível 1 proporciona alto grau de tolerância à falha entre todos os níveis RAID. Por exemplo, se um dos discos falhar, o sistema continuará funcionando usando os dados espelhados. Subsequente, um novo disco pode ser instalado para substituir o disco que apresentou a falha e regenerar os dados do