Tecnologia Metalúrgica
Disciplina: Tecnologia Metalúrgica
Recife,07 de Julho de 2014
INTRODUÇÃO
A definição de custos em soldagem engloba um universo que se estende desde a escolha do processo até o treinamento do soldador,atravessando etapas como a definição da junta(Fig11.1),dos equipamentos,até a simulação de fabricação.
A grande variação de opções em cada etapa de cada uma dessas fases,pode tornar difícil e complexa a montagem de um esquema que permita a definição e elaboração dos cálculos.
Tendo em vista sua indicação em sala de aula, consideraremos o seguinte processo: SMAW
Outros processos também podem ser considerados,bastando ajustar,nas considerações aqui expostas,os dados a eles pertencentes.
CUSTOS DE SOLDAGEM
A operação de soldagem é uma parte expressiva no processo de construção de dutovias, assim como no seu custo final. A soldagem é um processo que requer mão de obra qualificada tanto na execução quanto na fiscalização, a fim de garantir a qualidade da instalação. Este trabalho será enfatizado no estudo comparativo dos métodos de custo da planilha e de custo tradicional, na soldagem pelo eletrodo revestido, ou SMAW, em uniões de tubos de uma dutovia. Serão considerados os custos relativos à produção de uma junta soldada, pelo processo SMAW e os dados fornecidos para realização do estudo.
Pela fonte do livro “Soldagem:Processos e Metalurgia” do autor WAINER,emilio,temos:
C = C1+C2+C3+C4+C5+C6+C7+C8 C = Custo total da soldagem
C1 = custo de metal de adição a utilizar C2 = custo da energia elétrica a ser consumida
C3 = custo da mão de obra envolvida
C4 = custo da manutenção do equipamento
C5 = custo da depreciação do equipamento
C6 = custo dos produtos protetores tipo anti-respingo C7 = custo do material de proteção (luvas, máscaras, etc.)
C8 = custo do material consumível (bicos e bocais)