Tecnologia metalurgica
Engenharia Mecânica
Trabalho 1
1)
a) Propriedades dos materiais
O vídeo fala sobre materiais metálicos e não-metálicos, estudando suas carac-terísticas físicas e químicas, como por exemplo resistência e elasticidade.
Devido a grande diversidade de materiais, eles são divididos em dois grandes grupos: Metálicos ( ferrosos ou não-ferrosos) e Não-Metálicos (naturais e sintéticos). As propriedades, físicas ou químicas, de cada material estão relacionadas com as liga-ções químicas entra os átomos que as compõem.
Dentro das propriedades físicas, existem as propriedades mecânicas, térmicas e elétricas. As propriedades mecânicas aparecem quando os materiais ficam sujeitos a esforços mecânicos, como por exemplo:
Resistência mecânica: é a propriedade que permite ao metal resistir a esforços, seja de tração ou compressão.
Elasticidade: capacidade que o material tem de se deformar quando submetido a um esforço e de voltar a forma original quando o esforço para, como por exemplo a borracha e o aço usado em molas.
Plasticidade: quando o material é submetido a um esforço deve ser ca-paz de se deformar e manter a forma quando o esforço para.
Dureza: é a característica do material que expressa sua resistencia a de-formações permanentes.
Fragilidade: é quando o material se rompe sem sofrer grandes deforma-ções.
b) Ferro Gusa
O vídeo mostra de onde vem a matéria prima dos automóveis e dos eletrodomésticos, como evoluiu a utilização dos metais na nossa historia e vai conhe-cer a composição de alguns deles e também como é o processo de preparação para transformar os minérios em matéria-prima da indústria.
O ouro, começou a ser usado a oito mil anos a.C., é um metal nobre, pois é en-contrado em estado puro na natureza, é fácil de trabalhar pois transmite energia com facilidade, não é duro e não tem muita resistência mecânica e como ele é muito dúctil, ele não serve para fazer ferramentas.
Como matéria prima para ferramentas, o primeiro