Tecnologia Mecanica
Tecnologia Mecânica II
Revenimento e Recozimento
Guilherme Ortiz
Nº14 2º MEC - NOTURNO
Prof. R. Leandro
Revenimento - Processo de Tratamento do Aço
A temperatura de revenimento pode variar de acordo com as exigências e o grau do aço, de 160ºC a 500ºC ou superior. O revenimento é normalmente realizado em fornos para revenimento que podem ser equipados com a opção de gás protetor. O gás protetor prevenirá a superfície contra oxidação durante o processo e é principalmente usado em maiores temperaturas de revenimento. Para alguns tipos de aços, o tempo de retenção na temperatura de revenimento é de grande importância. Um tempo de retenção estendido corresponderá a uma maior temperatura de revenimento. Dependendo do grau do aço, um fenômeno conhecido como "fragilidade do revenido" pode ocorrer em certos intervalos de temperatura. O revenimento dentro deste intervalo de temperatura normalmente deve ser evitado. Essas áreas são exibidas nos catálogos dos fornecedores de aço, bem como as mais adequadas temperaturas de revenimento, dependendo das exigências de dureza.
O revenimento pode ser dividido em três grupos principais:
Revenimento a baixa temperatura, de 160ºC a 300ºC, utilizado para o endurecimento da superfície de componentes e para aços de ferramentas de funcionamento a frio. Normalmente a exigência de dureza fica é em torno de 60 HRC.
Revenimento de aços de molas, de 300ºC a 500ºC, usado para aços de molas ou aplicações similares. Normalmente a exigência de dureza fica em torno de 45 HRC.
Revenimento a alta temperatura, de 500ºC ou superior, utilizado para aços temperados ou revenidos, aços de ferramentas de funcionamento a quente e de alta velocidade. A dureza varia de 300 HB até 65 HRC dependendo do material.
Benefícios do Revenimento
A máxima dureza de um grau de aço, que é obtida por meio de endurecimento, proporciona uma baixa tenacidade ao material. O revenimento reduz a