Tecnologia Logistica
Você está iniciando o estudo da disciplina Genética. Mas você sabe o que é genética?
Genética (do grego genno; fazer nascer) é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Ramo da biologia que estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração. O termo genética foi primeiramente aplicado para descrever o estudo da variação e hereditariedade, após a redescoberta do austríaco Gregor Mendel, pelo cientista Wiliam Batesson em 1908. Agora que você já sabe o que é genética, vamos a nossa aula?
O que é a ciência da genética??
Os humanos, já no tempo da pré-história, utilizavam conhecimentos de genética através da domesticação e do cruzamento seletivo de animais e plantas. No interior dos organismos, os genes normalmente estão localizados nos cromossomos, onde é representado na estrutura química da molécula de ácido desoxirribonucleico (DNA). Os genes codificam a informação necessária para a síntese de proteínas. Por sua vez, as proteínas influenciam, em grande parte, as características finais de um organismo. Atualmente, a genética proporciona ferramentas importantes para a investigação das funções dos genes, isto é, a análise das interações genéticas.
Aplicações básicas da genética
A prevenção e tratamento de doenças: a terapia genética permite substituir genes doentes por genes saudáveis, ou mesmo eliminar os genes doentes.
Intervenções terapeuticas definidas de acordo com o perfil genético do doente, o que faz com que as chances de sucesso de tratamento seja maior.
Relacionada à medicina legal e à criminologia, a saber: reconhecimento de tecidos, reconhecimento de identidade através de características genéticas, em especial as impressões digitais (dactiloscopia) e o exame de DNA, seja para identificação de paternidade, de vítimas de sinistros ou de potenciais homicidas, como também a genética, enquanto ciência, tem levado ao desenvolvimento da