Tecnologia Industrial - Siderurgia
Os produtos siderúrgicos se dividem em duas famílias principais, os aços e os ferros fundidos.
AÇO
É uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste último variando entre 0,008 e 2,11%.O carbono é um material muito usado nas ligas de ferro, porém varia com o uso de outros elementos como: magnésio, cromo, vanádio e tungstênio.
Pode ser classificado da seguinte maneira:
Quantidade de carbono em porcentagem;
Composição química;
Quanto à constituição microestrutura;
Quanto à sua aplicação.
No aço comum o teor de impurezas (elementos além do ferro e do carbono) estará sempre abaixo dos 2%. Acima dos 2 até 5% de outros elementos já pode considerado aço de baixa-liga, acima de 5% é considerado de alta-liga.
O aço é atualmente a mais importante liga metálica, sendo empregue de forma intensiva em numerosas aplicações tais como máquinas, ferramentas, em construção, etc.
Tal é a importância industrial deste material que a sua metalurgia recebe a denominação especial de siderurgia, e a sua influência no desenvolvimento humano foi tão importante que uma parte da história da humanidade foi denominada Idade do Ferro, que se iniciou em 3500 a.C., e que, de certa forma, ainda perdura.
FERRO FUNDIDO
É uma liga de ferro em mistura eutética com elementos à base de carbono esilício. Forma uma liga metálica de ferro, carbono (a partir de 2,11), silício (entre 1 e 3%), podendo conter outros elementos químicos.
Os ferros fundidos dividem-se em três tipos principais: O Zincento é o mais comum, devido às suas características como baixo custo (em geral é fabricado a partir de sucata); elevada usinabilidade, devida à presença de grafita livre em sua microestrutura; Alta fluidez na fundição, permitindo a fundição de peças com paredes finas e complexas; e facilidade de fabricação, já que não exige equipamentos complexos para controle de fusão e solidificação. Este tipo de material é utilizado em larga