Tecnologia Eldorado Business Tower
Eldorado Business Tower (Aflalo & Gasperini – Gafisa)
Certificado LEED CS 2.0 Platinum (a mais elevada)
Integrado ao shopping Eldoorado por uma passarela vedada com vidro, o Eldorado Business Tower está localizado em área estratégica da cidade de São Paulo, que proporciona vista para a avenida nações Unidas, o jokey Club e as regiões dos jardins, da faria Lima e da Avenida Paulista. Trata-se de uma torre de 142 metro e 33 pavimentos-tipo, com áreas variando entre 1950 e 2004 metros quadrados, dotados de sofisticada tecnologia construtiva e engenhosas soluções de ocupação e circulação. O edifício é o primeiro do país e da américa latina a obter certificação LEED – leadership in Energy & Enviromental Design, na categoria platina (a mais elevada).
“Alcançamos a marca de mais de 50% de economia de água, 30% de economia em energia e 75% de resíduos desviados de aterros sanitários, entre outros”, observa o engenheiro Marco Rogério Coelho Simões, da Gafisa. Itens como ventilação natural e insolação, eficiência energética, tratamento de água, escolha de materiais recicláveis e de origem renováveis, foram considerados durante o desenvolvimento dos projetos, para capacitar o edifício à certificação Leed.
A água utilizada é tratada e reaproveitada nas atividades de limpeza e paisagismo. Há reservatórios para captar, tratar e armazenar a água da chuva, assim como a do sistema de ar condicionado e do sistema de drenagem dos subsolos. A economia com o reuso da água do ar-condicionado e com a coleta de chuva é de cerca de 15.000 litros por dia.
Os vidros especiais da fachada, que permitem a passagem de 75% da luminosidade e não absorvem calor, custam o dobro dos convencionais, mas economizam a instalação de 700 aparelhos de ar-condicionado.
Em todos os vidros foi aplicado produto hidrofóbico, que, além de oferecer transparência e brilho, facilita a manutenção. O produto forma uma camada multimolecular, de