Tecnologia dos materiais
Todos os materiais possuem características próprias, e estes são utilizados nas mais variadas construções mecânicas, e estas se baseiam nas diversas propriedades físicas e químicas, como esforços mecânicos, temperatura, meio corrosivo...
Nos processos de fabricação dos materiais são determinadas uma série de operações que visam obter todas as especificações segundo as normas vigentes. Esses materiais são utilizados para execução de diversos projetos que requerem um controle sobre as características pré-estabelecidas devido a uma série de processos a que o mesmo é submetido.
Para garantir que o material atende a todas as especificações, são adotados os ensaios; esses ensaios são testes que visam quantificar as características dos materiais correlacionando-as com as já estabelecidas; os ensaios têm a finalidade de inspecionar e analisar insumos, produtos e equipamentos através de testes, verificação visual e instrumental.
Todo projeto de construção requer um bom conhecimento das características, propriedades e comportamento dos materiais disponíveis. Os critérios de especificação e escolha de materiais determinam os métodos e os ensaios normalizados com o objetivo de levantar as propriedades mecânicas e seu comportamento sob determinados esforços. A normalização garante que esses ensaios sejam realizados sob as mesmas condições em qualquer localidade.
Alguns fatores influenciam no comportamento mecânico do material, como os processos a que o mesmo foi submetido na sua fabricação, podemos classificá-los em processos mecânicos (aplicação de tensões) e processos metalúrgicos (aplicação de temperatura); os processos de conformação dos metais obedecem a critérios específicos, seja sob aplicação de tensões, seja aplicação de temperatura; sendo que os processos mecânicos caracterizam o comportamento do material como produto acabado, ou seja, um projeto que deve suportar um determinado esforço; ao passo que os processos metalúrgicos