TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
O processo de fundição inicia-se pela etapa de projeto e confecção dos moldes. Para a confecção dos moldes são utilizados modelos com o formato das peças (formando as faces internas das peças) e dos machos responsáveis por furos e reentrâncias. Os modelos podem ser confeccionados em diversos materiais: areia, madeira, alumínio, plástico, isopor, entre outros. Depois da montagem dos moldes de areia e a colocação dos machos, o metal fundido é vazado nesses moldes. Após a etapa de resfriamento, os moldes são desmontados, a peça passa por várias etapas até se tornar uma peça acabada.
Um processo típico de fundição de metais ferrosos obedece às seguintes etapas: 1- Primeiramente, o metal é fundido em um forno de indução em alta temperatura. O ferro gusa é misturado com a sucata.
A temperatura de fusão depende do tipo de fundido; se for ferro fundido cinzento (com maior teor de carbono em sua composição) a fusão ocorrerá a 1.480°C. A temperatura de fusão depende do tipo de fundido; se for ferro fundido cinzento (com maior teor de carbono em sua composição) a fusão ocorrerá a 1.480°C.
Esta temperatura diminui para 1.350°C no momento em que é vazado nos moldes. Se o fundido for o aço comum (WCB), as temperaturas de fusão e de vazamento são 1.680°C e 1580°C, respectivamente. Se, por outro lado, o metal fundido for o aço inox, as temperaturas são 1.650°C e 1.560°C, respectivamente.
Finalmente, se o fundido for o ferro nodular as temperaturas são 1.520°C e 1.470°C, respectivamente; 2- Paralelamente, nos setores de areia base e de areia verde ocorre a mistura dessas areias com resinas e catalisadores. Todavia, a areia shell já chega à empresa misturada com resina e embalada em sacos de
50.kg;
3- Outra etapa que ocorre paralelamente é a produção do modelo, reproduzindo o formato externo da peça a ser fundida.
4- Os modelos são confeccionados na unidade da fábrica onde são fabricados e/ou recuperados,