Tecnologia Do Concreto 1
Turma: 0526
Prof. Dênis Parente
DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA DO
AGREGADO MIÚDO – TECNOLOGIA DO CONCRETO
PALMAS, AGOSTO
2015
Carlos Eduardo C. de Siqueira
DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA DO
AGREGADO MIÚDO – TECNOLOGIA DO CONCRETO
Relatório de ensaio apresentado como exigência do Programa de Aulas Práticas da Disciplina de Tecnologia do Concreto da Turma 0526 do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Luteranode Palmas – CEULP/ULBRA.
Orientador: Prof. Dênis Parente
PALMAS, AGOSTO
2015
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. NORMAS TÉCNICAS 4
3. MATERIAIS 5
4. METODOLOGIA 8
5. CONCLUSÃO 10
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1. INTRODUÇÃO
Granulometria é o termo utilizado para medir a proporção relativa, em porcentagem, dos diferentes tamanhos dos grãos que constituem o agregado. A composição granulométrica tem grande influência nas propriedades futuras das argamassas e concretos. É determinada por meio de peneiramento, através de peneiras com determinada abertura constituindo uma série padrão.
A granulometria determina, também, o diâmetro máximo do agregado, que é a abertura da peneira em que fica retida uma percentagem igual ou imediatamente inferior a 5%. Outro índice importante determinado pela granulometria é o módulo de finura, que é a soma das porcentagens retidas acumuladas divididas por 100.
Partimos de uma amostra que já passou pelo processo do quarteamento prescrito nas NBR NM 26:2009, reduzida às frações prescritas pelos respectivos métodos de ensaio, de acordo com a NBR NM 27:2001 e pela fase de secagem na estufa.
Desta forma, temos por objetivo, ao término deste ensaio,