Tecnologia de Redes
Comparativo prático entre link dedicado, MPLS e Frame Relay
1 Comentário por mlrodrig em 09-04-2011 às 07:27 (11226 Visualizações)
Hoje é essencial para empresas e corporações conectividade de dados entre suas filiais, escritórios, fábricas, etc. Com a diversidade de operadoras existente hoje, também existe uma grande variedade de tecnologias de conexão oferecidas pelos vendedores dessas operadoras.
No entanto esses vendedores normalmente fazem mais confundir do que esclarecer ao oferecer as opções de conexão e principalmente, ao compararem suas ofertas com as dos concorrentes. Além disso muitas operadoras dão "nomes fantasia" aos seus produtos, que escondem a tecnologia efetivamente utilizada, dificultando ainda mais a compreensão do que está sendo ofertado.
O objetivo deste texto é apresentar uma comparação prática entre as tecnologias atuais de conectividade, sem entrar muito em detalhes técnicos.
Link Dedicado
O link dedicado, enlace dedicado, conexão dedicada (ou qual seja o nome que o vendedor de ao produto) é, como o próprio nome diz, uma conexão direta, sem escalas, entre dois pontos. Essa conexão pode ser por par metálico (desde um simples ADSL até modem de alta performance), fibra ótica ou mesmo conexão via rádio.
As vezes a operadora pode colocar repetidores, por exemplo no caso de um link dedicado via rádio, aonde existe algum obstáculo ou o relevo no local é acidentado. Neste caso, por exemplo, a operadora pode escolher uma torre intermediária como repetidora. Repare também neste caso que, tecnicamente falando, teremos dois links dedicados: um do ponto A até a torre e depois outro da torre até o ponto B.
Vantagem
A grande vantagem do link dedicado é que ele tem um aproveitamento de 100%, todo o tempo. Se é contratado um link dedicado de 2 Mbps, então é certeza que haverá 2 Mbps de banda disponível o tempo todo. Obviamente que se houver algum falha nos equipamentos ou no cabo haverá um corte de