tecnologia de redes
Disciplina: Arquitetura de Computadores
Aula-tema 03: Arquiteturas RISC e CISC
NOME
RA
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional de Jundiaí
2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Arquitetura de Computadores
Aula-tema 03: Arquiteturas RISC e CISC
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Arquitetura de Computadores, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Artur Clayton Jovanelli.
Anhanguera Educacional de Jundiaí
2014
Elabore um texto (entre 15 e 25 linhas, Fonte Arial 12, Texto Justificado, espação entre linhas 1,5) que faça uma comparação entre os dois tipos de arquiteturas, justificando com exemplos.
Dica: Para saber mais detalhes sobre as normas da ABNT e, ainda, sobre como apresentar as referências em trabalhos acadêmicos, consulte: e . Acessos em: 31 mar. 2013.
Arquitetura CISC
Um processador com arquitetura CISC (Computador com um conjunto complexo de instruções) é capaz de executar várias informações complexas diferentes.
Na década de 80, o objetivo era construir chips com conjuntos de instruções cada vez mais complexos. Porém, alguns fabricantes preferiram criar conjuntos de instruções mais simples, surgindo então o padrão RISC (Reduced Instruction Set Computer - Computador com um conjunto reduzido de instruções). Ao contrário dos complexos CISC, os processadores RISC são capazes de executar apenas algumas poucas instruções simples. Por este motivo, os chips baseados na arquitetura RISC são mais simples e mais baratos. Outra vantagem, é que por terem um menor número de circuitos internos, podem trabalhar com freqüências mais altas. Um exemplo são os processadores Alpha, que em 97 já operavam a 600 MHz.
Apesar de todas estas vantagens dos RISCs, em muitas tarefas os processadores