Tecnologia de produção do biodiesel
ANA BEATRIZ GONÇALVES SAKASHITA, FELIPE ARAÚJO VELOSO, MAURÍCIO CÉSAR BRICHESI FILHO, VICTOR VINHA
Resumo: O consumo de combustíveis fósseis tornou-se uma preocupação para o mundo, como é sabido que os eles não são renováveis e a criação de formas alternativas para reduzir o consumo de derivados de petróleo principalmente. Uma das formas encontradas foi a criação do Biodiesel, que é produzido a partir de óleos vegetais que a priori são fontes renováveis. O estudo da cadeia de produção do biodiesel é de suma importância para que seja possível viabilizar a produção e tornar-se competitiva com o diesel e os processos que são envolvidos nesta tarefa são: escolha da biomassa, preparação da biomassa, produção de biodiesel e o balanço energético envolvido no processo.
Neste relatório será discutido o uso da biomassa a partir da soja, o que é interessante para o Brasil já que é o segundo maior produtor de soja no mundo, o que viabiliza o processo de produção de biodiesel de soja. Como dito anteriormente, todos os processos de produção de biodiesel serão estudados a seguir em relação a soja, suas especificações em relação a plantio, transporte, processos industriais e comparação das propriedades físico-químicas do biodiesel a partir da soja e do petrodiesel.
Palavras chave: Soja, produção, biodiesel, tecnologias, balanço energético
Introdução
A maior parte de toda a energia consumida no mundo provém do petróleo, do carvão e do gás natural. Essas fontes são limitadas e com previsão de possível esgotamento no futuro, portanto, a busca por fontes alternativas de energia é de suma importância. Neste contexto, os óleos vegetais aparecem como uma alternativa para substituição ao óleo diesel em motores de ignição por compressão, sendo o seu uso testado já em fins do século XIX, produzindo resultados satisfatórios no próprio motor diesel. Esta possibilidade de emprego de combustíveis de origem agrícola em motores do ciclo