Tecnologia de Produtos L cteos
TECNOLOGIA DE PRODUTOS LÁCTEOS
ITABUNA/BA
DEZEMBRO/2014
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
CURSO: NUTRIÇÃO / 3⁰ SEM. NOTURNO
TECNOLOGIA DE PRODUTOS LÁCTEOS
Trabalho entregue a Docente Sayonara Lessa, como parte do crédito da Disciplina Tecnologia de Alimentos, pelas Discentes citadas abaixo:
Carolina Rodrigues e Rodrigues. Kássia Roberta Vasconcelos Luana Portela Dias Marília Bispo de Santana
Itabuna-Ba.
Dezembro/2014
INTRODUÇÃO
A sociedade atual vive caracterizada pela falta de tempo e por uma alimentação que muitas vezes não possui um equilíbrio nutricional. O leite é um alimento de extrema relevância, visto que é altamente nutritivo, se integra facilmente na alimentação diária e é um alimento versátil do ponto de vista físico-químico.
A riqueza nutricional do leite é distribuída de diferentes formas pelos seus derivados. Dessa maneira o setor lácteo possui uma alta diversidade de produtos e linhas de produção. O presente trabalho tem como intuito apresentar as etapas do processo produtivo do leite, demonstrando assim o uso da tecnologia para a obtenção dos principais produtos lácteos.
O Leite e os produtos lácteos
O leite é um dos alimentos mais completos que existe. Ele é indicado em qualquer idade e é importante para a saúde de crianças à idosos. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento o leite é definido como o produto oriundo da ordenha completa e ininterrupta, em condições de higiene, de vacas leiteiras sadias, bem alimentadas e descansadas. É importante ressaltar, que leite de outras espécies de animais deve conter o nome da espécie de que proceda, como, por exemplo, leite de cabra.
O leite é composto por uma parte líquida e uma parte sólida. A parte líquida é representada pela água, enquanto a parte sólida, que também pode ser chamada de extrato seco total é representada pela gordura, açúcar (lactose),