Tecnologia de materiais de construção
TECNOLOGIA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÕES
Prof. André Hermeto
2011
I. INTRODUÇÃO
1) Considerações Gerais
Esta monografia destina-se aos estudantes da disciplina de Construções Rurais do curso de
Agronomia, Zootecnia, Engenharia de Agrimensura e também a construtores e técnicos ligados à construção rural. Por isso, não é nossa intenção aprofundar o assunto, mas preparar o técnico para o conhecimento dos materiais e técnicas construtivas, capacitando-o para o planejamento das obras e instalações agropecuárias.
Assim, por exemplo, o leitor não estará capacitado a calcular estruturas de concreto armado, mas poderá perfeitamente interpretar e orientar a sua execução.
Estará capacitado a identificar as causas de defeitos, tais como umidade, manchas, desconforto térmico, trincas, entre outros e as possíveis maneiras de corrigi-los.
2) Materiais de Construções
Os materiais de construção podem ser simples ou compostos, obtidos diretamente da natureza ou resultado de trabalho industrial.
O seu conhecimento é que permite a escolha dos mais adequados à cada situação. Do seu correto uso depende em grande parte a solidez, a durabilidade, o custo e a beleza (acabamento) das obras.
As condições econômicas de um material de construção dizem respeito à facilidade de aquisição e emprego do material, aquela dependendo de sua obtenção e transporte, e esse de sua manipulação e conservação.
As condições técnicas (solidez, durabilidade e beleza) são examinadas especialmente quanto à trabalhabilidade, durabilidade, higiene e estética.
A durabilidade implica na estabilidade e resistência a agentes físicos, químicos e biológicos, oriundos de causas naturais ou artificiais, tais como luz, calor, umidade, insetos, microorganismos, sais, etc.
Os requisitos de higiene visam a saúde e ao bem-estar do usuário da construção. Observa-se sobre este ângulo, o poder isolante de calor e do som, o poder impermeabilizante e