Tecnologia de edifícios estruturados em aço
A compatibilização das soluções é o ponto crítico do processo de desenvolvimento dos projetos de edifícios de múltiplos andares com estrutura de aço. Neste artigo, Maristela Bauermann, Antônio M. Claret e Ernani C. Araújo* alertam para os cuidados necessários nas fases de planejamento, desenvolvimento de projetos e representação gráfica.
Particularmente na construção de edifícios de andares múltiplos, já é uma realidade na indústria da construção brasileira a transformação do canteiro de obras em canteiro de montagem de sistemas construtivos.
Esse fato tem contribuído para a redução significativa dos prazos de conclusão da obra e de grande parte dos problemas gerados pela mão-de-obra desqualificada e pela falta de controle do processo.
A viabilização do sistema construtivo estruturado emaço, com freqüência, tem sido vinculada à exigência de redução significativa no prazo de construção e/ou a problemas técnicos ou logísticos de execução, introduzindo um número maior de condicionantes ao projeto.
Além disso, com a possibilidade de diminuição do tempo de execução da obra, tem sido grande o interesse na redução do prazo de desenvolvimento dos projetos, o que muitas vezes tem resultado na execução simultânea dos dois processos, projeto e execução.
Dessa forma, o uso da estrutura metálica tem sido associado ao incremento do grau de complexidade das atividades de projeto, principalmente de compatibilização das soluções das diversas especialidades envolvidas, bem como destas com o processo de produção.
Sistemas construtivos
Para obter sucesso na construção de um edifício com estrutura metálica é primordial que os sistemas construtivos sejam abordados de forma sistêmica.
Eles devem ser compatíveis quanto a prazos, logística de execução e interface de ligação. Deve ser predeterminado o grau de precisão construtiva a ser permitida para cada sistema e estabelecidas tolerâncias entre eles, dentro de uma