estruturas metalicas
ENGENHARIA CIVIL
TRABALHO INTERDICIPLINAR
Teixeira de Freitas
24/03/2014
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA CIVIL
Trabalho apresenta a disciplina de Trabalho Interdiciplinar, do II semestre de Engenharia Civil da Fasb.
Teixeira de Freitas
24/03/2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Apesar da construção de edifícios com estruturas metálicas ser um fato antigo no exterior, principalmente nos EUA, esta tecnologia chegou de forma mais intensa no Brasil há apenas alguns anos, tendo sido cada vez mais utilizada.
Os arquitetos e engenheiros brasileiros, acostumados às estruturas de concreto armado, começam a utilizar este novo método construtivo que apresenta uma série de diferenciais competitivos devido a fatores como alto desempenho técnico, fácil aplicação e adaptação às mais severas condições de serviços.
A qualidade em todas as etapas do processo construtivo (projeto, cálculo estrutural, fabricação, montagem e construção) permitem soluções arrojadas e de alta qualidade, substituindo materiais como: tijolos, madeiras, vigas e pilares de concreto.
DESENVOLVIMENTO
Aço e as Implicações na Arquitetura
As estruturas Metálicas bem elaboradas arquitetonicamente traduzem aspectos de arrojo e modernidade.
As vigas de aço, por sua elevada resistência e baixo peso próprio, permitem a execução das mais variadas obras, com soluções leves e econômicas. O Aço na Arquitetura
Devido às excelentes propriedades mecânicas do aço, algumas implicações sensíveis se revelam na concepção arquitetônica de um projeto. Espaço Ocupado pelas Colunas
A coluna de aço ocupa um menor espaço em relação à convencional e em geral, implica em uma redução do número de pilares necessários; as garagens ficam mais amplas e tem-se maior área líquida para a comercialização.
Nos edifícios comerciais, estes itens são de extrema importância. Altura do Conjunto