tecnologia de cacau
CURSO DE NUTRIÇÃO
LARISSA OLIVEIRA
THAUANA SASHA
MUNIQUE SANTANA
GEISA MASCARENHAS
TECNOLOGIA DE CACAU
FEIRA DE SANTANA, BA
2014
LARISSA OLIVEIRA
THAUANA SASHA
MUNIQUE SANTANA
GEISA MASCARENHAS
TECNOLOGIA DE CACAU
Relatórios apresentados à Faculdade Anísio Teixeira como requisito parcial obrigatório para obtenção de crédito na disciplina de Tecnologia Alimentar, ministrada pelo professor Iratan Jorge dos Santos.
FEIRA DE SANTANA, BA
2014
Tecnologia de cacau
Essas árvores foram encontradas de forma nativa ao longo dos rios Amazonas e Orenoco e seus afluentes. A utilização foi iniciada no México entre os astecas para oferecer aos deuses. Os espanhóis chegando ao México em 1519 provaram a bebida preparada com os frutos do "cacahualth", cujo nome era tchocolath (palavra de origem asteca, mas alterada pela pronúncia espanhola). As amêndoas torradas e moídas eram misturadas em água quente até formar espuma e temperadas com baunilha e outras especiarias. Porém o seu uso foi imposto por Hernando Cortez porque, conforme ele próprio escreveu ao imperador Carlos V, uma taça dessa preciosa bebida permitia aos nativos caminhar um dia inteiro sem necessidade de outros alimentos.
Em 1659 nascia com Luiz XV a primeira fábrica francesa de chocolates concedida pelo rei como privilégio a um cidadão francês a se tornar fabricante principalmente para a aristocracia. Os franceses desenvolveram máquinas e processos; em 1819 foi fundada a primeira fábrica suíça de chocolate e em 1831 o processo artesanal passou a industrial com a instalação de uma grande fábrica. Em 1870 juntou-se o leite ao chocolate e firmou-se a indústria 3 suíça chocolateira que hoje representa fonte considerável de divisas para os países produtores de cacau e fabricantes do chocolate.
Aspectos Agrícolas:
O cacaueiro é uma árvore que atinge 4 a 12 m de altura, é a árvore