Tecnologia das costruções
Campus Maceió
Tema: Resumo
Maceió, 30 de Agosto de 2013
INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS – IFAL
Campus Maceió
Tema: Resumo
Trabalho para obtenção de nota parcial
Da disciplina Tecnologias das Construções
Maceió, 30 de agosto de 2013
A alvenaria, termo esse utilizado para designar os elementos verticais de uma construção, comumente paredes e muros - constituída pela justaposição de unidades padronizadas ligadas ou não com argamassa, pode ser executada, atualmente, com uma variada gama de materiais tais como: tijolos de barro cozido, blocos vazados de concreto, tijolo maciço cerâmico, tijolo furado de barro cozido e pedras naturais, entre outros.
A alvenaria, numa obra, pode ter função estrutural, ou seja, suportar cargas como o peso do telhado, lajes ou apenas função de vedação. Nos dois casos desempenha, ainda, papel fundamental no que diz respeito ao conforto térmico e conforto acústico nos ambientes da obra. A quantidade de calor e ruído que pode ser transmitida através das paredes está intimamente ligada à espessura delas e ao tipo de material utilizado na sua execução.
Para começar a marcação deve-se identificar as indicações de colocação de ferros-cabelo e preenchimento de juntas verticais estão definidas, e também observar a transferência dos eixos da estrutura, com limites de 2 mm. E verificar a limpeza do andar e checar a execução do chapisco com 72horas de antecedência. E também temos a distribuição e assentamentos dos blocos, que nada mais é do que, verificar a conformidade com o projeto, estando atento para a espessura das juntas entre os blocos de extremidades e peças estruturais, com limites 3 mm e lembrar que os blocos devem ser assentados em pé e preenchidos com argamassa. Temos que avaliar o alinhamento das paredes, checar o nivelamento da fiada de marcação. Verificar os esquadros dos ambientes, com um esquadro de alumínio (60cm x 80cm x