Tecnologia da informação
Objetivo: Descrever os principais conceitos sobre as máquinas virtuais. Instalar um software para criação de máquinas virtuais.
Máquina virtual (Virtual Machine - VM)
É o nome dado a uma máquina implementada por meio de software, que executa programas como um computador real.
Uma máquina virtual (Virtual Machine – VM) pode ser definida como “uma duplicata eficiente e isolada de uma máquina real”. É uma máquina lógica dentro de uma máquina física.
Para uma máquina virtual funcionar é necessário um software de gerenciamento de máquinas virtuais. Por meio deste software, podemos criar um hardware virtual e depois podemos instalar diversos sistemas operacionais e softwares, como demonstrado na Figura 1.
Principais softwares de gerenciamento de VM
Virtual PC - Microsoft
VirtualBox - Sun Microsystems
Vmware - VMware Inc.
Utilização
Ambientes de desenvolvimento.
Ambientes de suporte.
Rotinas de testes.
Migração e consolidação de servidores antigos.
Manutenção de aplicações antigas e teste de sistemas novos.
Manter a compatibilidade de hardware.
Simulação de instalações de rede.
Apresentações e demonstrações de sistemas.
Virtualização de servidores.
Ambiente protegido.
Conceitos sobre a conexão de rede da VM
Bridged networking: é criada uma ponte entre a máquina virtual e a rede à qual o sistema host pertence. A máquina virtual terá seu próprio endereço IP e suas configurações de rede como o nome etc.
Networking Addres Translation (NAT): é criada uma conexão direta entre o sistema host e a máquina virtual, e há também o compartilhamento do endereço IP do sistema host para acesso da rede externa ou internet por parte da máquina virtual. Host-only networking: semelhante ao NAT, porém a máquina virtual não terá acesso à rede externa ou internet.
Lan segment: Selecione um segmento de LAN. Um segmento de LAN é uma rede privada que é compartilhada por outras máquinas virtuais.
Instalação do VMware