Tecnologia da Informação
OBJETIVOS
O objetivo desta aula é explicitar as principais características de redes de computadores. INTRODUÇÃO
A indústria da informática teve um progresso espetacular em um curto período de tempo e as Redes de Computadores também fazem parte desse crescimento. Hoje, com um simples clique de um botão, as organizações, com suas filiais espalhadas pelo mundo, podem comunicar-se e obter informações sobre desempenho, relatórios de produção, estoque e clientes, independente da sua localização.
Durante a primeira década dos sistemas computacionais, os computadores eram altamente centralizados, as empresas e universidades possuíam apenas um ou dois computadores e as grandes instituições, algumas dezenas. Todos eram isolados, não existia nenhuma comunicação entre eles.
Com o avanço da comunicação, a forma com que os sistemas computacionais operavam foi totalmente modificada. A visão que os usuários tinham sobre os grandes centros de computação, em que os trabalhos eram levados para serem processados, tornou-se obsoleta, sendo esses centros substituídos pelas Redes de
Computadores. Agora, os trabalhos são processados por um grande número de computadores separados fisicamente e totalmente interligados (interconectados).
Em termos práticos, uma Rede de Computadores é formada por dois ou mais computadores interligados, podendo existir uma troca de informação entre eles.
Essa ligação não precisa ser feita obrigatoriamente através de um fio, pois existem diversas tecnologias que permitem a troca de dados, como infravermelho, microondas, satélite, entre outras.
Redes de Computadores em Aplicações Comerciais
Atualmente, as empresas possuem um grande número de computadores para desempenhar os mais diversos tipos de aplicações, como monitoramento, controle de produção e estoque, geração de planilhas e relatórios e outros. Inicialmente, cada processo era feito de modo isolado, não existia nenhuma forma