tecnologia da informação
TIC – TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
MARIA CRISTINA JUNG
PATRÍCIA PENHA KASPER
RESUMO
O texto abaixo apresenta aos leitores a realização de algumas reflexões sobre os avanços das tecnologias da informação e da comunicação e os reflexos que estas causam na educação. Os remete a analisar a formação inicial dos professores e a necessidades que as transformações da sociedade globalizada contemporânea passam a urgir em formações continuadas. Também traz alguns aspectos de movimentos das políticas públicas para EaD, bem como, ferramentas do mundo virtual como aliadas a reformulação da educação.
Palavras - chave: tecnologias da informação e da comunicação, políticas públicas para ead e formação de professores.
O mundo como um sistema de informação complexo e dinâmico, requer novas criações de objetos de aprendizagem, ou mesmo a adequação destes recursos que se tornam uma extensão da Educação. Não há como aplicar a separação da Educação da sociedade neotecnicista, precisamos sim, permitir a utilização da informação tecnológica como vinculação de novos paradigmas educacionais.
No século XX, a humanidade já assistiu a grandes mudanças que alteraram a própria concepção de humanidade. Lévy já afirma que
[...] na época atual, a técnica é uma das dimensões fundamentais onde está em jogo a transformação do mundo humano por ele mesmo. A incidência cada vez mais pregnante das realidades tecnoeconômicas sobre todos os aspectos da vida social, e também os deslocamentos menos visíveis que ocorrem na esfera intelectual obrigando-nos a reconhecer a técnica como um dos mais importantes temas filosóficos e políticos de nosso tempo (1997, p.7).
No século XXI, a informação é praticamente descontrolada, pois o homem ainda não é capaz de filtrar estas informações e transformá-las em conhecimento. Palavras e conceitos como: emancipação, construção,