TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
A publicidade é caracterizada pela criatividade, mas atualmente a criação somente, não determina o sucesso de uma campanha, a união entre às áreas de Comunicação e a Tecnologia da informação está sendo imprescindível. O aumento ascendente dos dados recebidos a cada segundo pelo internauta e além disso a procura incessante por informação e consumo no mundo virtual, as agências tem concentrado forças para inovar aplicando a TI.
Theodore Levitt, economista e professor da Harvard Business School, já disse “Criatividade é pensar em coisas novas. Inovação é fazer coisas novas”.
Todos de alguma forma conectados e esta interação foi o propulsor para essa nova perspectiva, ficou insuficiente comunicar apenas pelos meios tradicionais, onde a empresa emitia uma mensagem e o cliente recebia.
Até no processo de trabalho a TI se faz presente nas agências, um exemplo, são as novas ferramentas de produtividade e colaboração desenvolvidas para que profissionais em setores, áreas, empresas, estados até países diferentes possam trabalhar ao mesmo projeto como se estivessem dentro da mesma sala, o Google é a empresa que mais está investindo neste modelo com o Google Apps. Agora pode-se criar documentos e trabalhar de maneira sincronizada e em conjunto de qualquer lugar ou dispositivo, isso melhorou a interação com os clientes. A característica mais importante do Google Apps não é apenas a quantidade de ferramentas que oferece às agências para que elas possam trabalhar, mas também o fato de estar ao alcance de todos, inclusive de agências menores. Compartilhar, colaborar, reunir-se à distância, fazer buscas em tempo real, a nuvem chegou ao mundo da publicidade para fazer com que a criatividade voe cada vez mais alto.
Um dos maiores impulsos na modernização e utilização da internet da forma que temos hoje, foi a Web 2.0 onde programadores utilizando linguagem como o ActionScript transformaram as animações do programa Flash que antes